A Associação das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Sebastião, doravante denominada “Adef São Sebastião” fundada em doze (12) de Dezembro de dois mil (2000), registrado no Registro Civil de Pessoa Jurídica – Comarca de São Sebastião – Estado de São Paulo, no Livro nº. 1, sob nº. 775 – Microfilme sob nº. 2.118, com denominação de Associação dos Portadores de Deficiência de São Sebastião – APDSS declarada de Utilidade Pública Municipal Lei nº. 1.483/2001 tendo a Alteração de Denominação pelo Decreto Municipal nº. 4.228/2008 e reconhecida pelo seu desempenho com a Moção de Aplausos e Reconhecimento nº. 04/05 é uma entidade civil, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e de preservação de direitos, estudo e pesquisas, assistência social, saúde e educação.

A Adef São Sebastião tem como principal finalidade atender, congregar, representar e garantir os direitos de cidadania das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, promover os direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no âmbito das políticas publica, inclusive nas questões referente à acessibilidade, utilizando para tanto todos os mecanismos legais disponíveis de forma de assegurar a qualidade de vida, inclusão e participação social, apoiar e desenvolver projetos inovadores e exemplares nas diferentes áreas, no sentido de atuação conjunta da sociedade, órgãos públicos e privados em todas as esferas administrativas e governamentais, promover e/ou estimular a realização de programas e projetos de proteção social, de inclusão, de defesa de direitos das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, de apoio e orientação as suas famílias e a comunidade, desenvolver, por iniciativa própria ou em parceria, ações voltadas à habilitação, reabilitação, profissionalização e inserção no mercado de trabalho das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, encaminhar aos órgãos competentes, sugestões, propostas e ou projetos de leis sobre matérias de interesse das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, apoiar e promover a formação de recursos humanos nos diversos campos de atuação para integração das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, assim como no campo de estágio e treinamento conforme legislação e normas vigentes, prestar serviços gratuitos, permanentes, na sua área especifica àqueles que deles necessitam, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

A área de atuação da Adef São Sebastião tem como base legal Constituição Federal de 1988, Lei Federal nº. 7.853 de 24 de Outubro de 1989 dispõem sobre o apoio às pessoas portadoras de deficiência, regulamentada pelo Decreto Federal nº. 3.298 de 20 de Dezembro de 1999 dispõem sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência e consolida as normas de proteção, Lei Federal nº. 10.048 de 11 de Novembro de 2000 dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica e a Lei Federal 10.098 de 02 de Dezembro de 2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, regulamentas pelo Decreto Federal nº. 5.296 de 02 de Dezembro de 2004, Lei Federal nº. 10.690/2003 e Legislações, Federal, Estadual e Municipal, especificam e relacionadas às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

No desenvolvimento de suas atividades, a Adef São Sebastião observará os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, economicidade e da eficiência.

A diretoria executiva da Adef São Sebastião é formada, somente por Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida conforme o Decreto Federal nº. 5.296/04 – Artigo 5º.

Diretoria é composta polos seguintes membros:

  • Presidente
  • Secretário
  • Tesoureiro

Participe você também, colabore com a Adef – São Sebastião, existem diversas maneiras de você contribuir. Como associado contribuinte, anunciando em nossa página, apoiando ou patrocinando nossos projetos, etc, como voluntário, realizando projetos, contribuindo com o seu conhecimento dentro de sua área de atuação, etc.
“Deficiente” é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

Mônico Santos Silva
Gestor Público – CRA/SP Nº. 6-004747
Presidente